terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A POLÍTICA É O COMPROMISSO PERMANENTE DE CUIDAR DAS PESSOAS

Gabriel Chalita é vereador da Cidade de São Paulo e Doutor em Direito e Educação. Desde que eu li o livro de sua autoria "Educação: a solução está no afeto" venho acompanhando o seu trabalho e admirando-o ainda mais. No ano passado, ao se filiar ao PSB de São paulo, fez um discurso memorável sobre política do qual concordo plenamente. Assim como Chalita, penso que a política é o compromisso permanente de cuidar das pessoas. É o êxodo. É o abandono das acomodações e a partida em busca do bem. É arte porque liberta, porque fascina. É ciência porque requer preparo. Não se improvisa um estadista. Forma-se com o tempo, lapida-se com a experiência humana da tessitura social. Somos animais sociais. Desenvolvemo-nos nas trocas de impressões e sonhos. Caminhamos juntos porque não há vagão isolado neste quinhão a que chamamos sociedade.
Como dizia Santo Agostinho, a política é a mais elevada forma de caridade. É a garantia real da liberdade, afimava Kant, o filósofo do idealismo. É o trabalho em prol dos direitos do homem, da democracia e da paz, propunha Bobbio. Ainda ele: “É com o nascimento do Estado de direito que ocorre a passagem final do ponto de vista do príncipe para o ponto de vista dos cidadãos”.
Cidadãos. Nós todos! Origens, gêneros, classes sociais, ideologias diferentes. Não importam as nossas margens – importa a nossa essência. Fazemos parte da essência humana e não há política correta sem que a dignidade da pessoa humana seja o ponto central. É nesse socialismo que acredito. O socialismo democrático. A política é o compromisso permanente de cuidar das pessoas. Então ela não é uma ação egoica, tampouco um projeto de poder pessoal. Cuidar das pessoas permanentemente tem de ser a nossa obstinação. A partir desse alicerce, surgem nossos princípios, projetos e ações.É por isso que a política é a mais elevada forma de caridade. É um convite para a inquietação e a ação.

Nenhum comentário:


SOCIEDADE DE ADVOGADOS AMIGOS DE BRASÍLIA