terça-feira, 31 de janeiro de 2012

OS DIREITOS HUMANOS E SUA EFETIVIDADE

A compreensão de direitos humanos  na vida cotidiana da população ainda é uma realidade distante no Brasil. A ideia de direitos humanos ainda está relacionado no imaginário popular como direitos relacionados à defesa de presidiários e não fazem nenhuma relação com temas como direitos do consumidor, desenvolvimento sustentável e biotecnologia. 
Pouco sem tem feito para o aumento da consciência da população sobre a importância da defesa das garantias constitucionais de defesa dos direitos humanos no Brasil, o que certamente aumentaria a cidadania e o respeito aos  direitos humanos. Embora tenha havido um avanço nas discussões de temas relevantes na sociedade nos últimos anos, ainda não existe clara compreensão da universalidade e indivisibilidade dos direitos humanos: civis, políticos, sociais, econômicos e culturais. 


Existe um número muito alto de pessoas que continua a encontrar grandes dificuldades no exercício de sua cidadania e de seus direitos fundamentais. O acesso á justiça, a promoção da igualdade e da cidadania somente serão de fato garantidos com a implementação de políticas que objetivem a promoção da cultura dos direitos humanos com a inclusão de disciplinas de direitos fundamentais nas escolas e unversidades.

Nenhum comentário:


SOCIEDADE DE ADVOGADOS AMIGOS DE BRASÍLIA